COMO CONSTRUIR PORTAS DE CORRER GIGANTES!

5/12/2014

    É com muita felicidade que volto, após um certo tempo(melhor nem falar quanto...rsrs), a conversar com vocês sobre móveis na web.

    E vou começar com um tutorial de como construir uma porta de correr. Mas não é uma simples porta; é uma porta, cujas duas folhas medem um total de 240 (larg)x 210(alt) cm.

Ou seja: gigantesca!

 

    O cliente pediu que dividíssemos o ambiente( um quarto) em dois: De um lado, o quarto em si, de outro, um espaço para um closet.Você encontrará várias fotos dessa obra em closet em copacabana.

    Nesse tutorial eu mostrarei passo a passo a construção.Falarei pouco sobre roldanas, trilhos e ferragens. No futuro, faremos alguns tutoriais do tipo.

 

 

A estrutura

 

    Vamos começar, obviamente, pela estrutura: Metalon galvanizado.Utilizamos utilizamos o de medidas 30x20mm. Sempre que utilizamos esse material, damos preferência ao de "parede" mais grossa. Isso facilitará na hora de soldar as as peças.

 

 

 

 

 

    Acima, a estrutura primária depois de soldada. Ela tirará qualquer chance de empeno futuro da porta.

 

 

 

 

    Vamos à segunda parte da estrutura: Madeira.Utilizamos a madeira caixeta para isso. A caixeta é uma ótima madeira para marcenaria. Ela é leve, resistente, não trinca, é bem bonita e atualmente, é sustentável.

 

 

    Unindo a primeira estrutura( metalon) à segunda (madeira colada em um compensado de 6mm), temos um primeiro resultado acima.

 

 

 

 

    Repare que foram feitos uns "vincos" na madeira.Isso impede que ela "trabalhe" com o tempo, empenando a porta, mesmo com o metalon.

 

 

    Tá aqui mais um "pulo-do-gato"! Para fixação inicial , costumamos alternar cola branca com adesivo à base de Bond. O adesivo fixa em 10 segundos, funcionando como se fosse um "ajudante de marcenaria".O único problema é que essa cola resseca em pouco tempo, podendo perder a aderência entre as superfícies.

 

 

 

   Aí é que entra a cola branca a base de PVA! ( a mesma cola de escola, só que bem mais concentrada)

 

 

    Muita calma nessa hora! Estamos colando a primeira porta. Falta a outra.

 

 

    Utilizamos a "base" da primeira porta para colar a segunda. Repetiremos o mesmo processo.

 

 

    Tá aí, a porta já na casa do cliente, com rodízios no sistema de correr. Não se preocupe! Faremos um tutorial sobre sitemas de correr, explicando "tim tim por tim tim".Esta porta recebeu um revestimento de fórmica branca somente. Este é o resultado.

 

 

    Essa fechadura tem o nome popular de "bico de papagaio". Até que seria legal fazer um tutorial sobre ela, não?

 

 

 

    Valeu turma! Breve teremos muitas novidades, um abraço!

Please reload

Destaques

September 9, 2015

June 21, 2015

June 19, 2015

June 18, 2015

May 22, 2015

Please reload

Procure pelo tema!
Please reload