Croquis I (parte 01)

Croquis I

Vamos começar a falar de desenho de marcenaria simulando a seguinte situação: Um cliente nos contrata porque deseja fazer uma bancada sob medida de computador debaixo da janela de seu quarto.Precisaremos ir até o local para medir, calcular o gasto de material, a mão de obra e o projeto com o preço. A princípio, parece fácil, mas você descobrirá que não é.

Você verá passo a passo, como se faz um croqui, podendo atribuí-lo a projetos mais rebuscados ainda, com excelentes resultados.

Antes de mais nada, croqui ou croquis, é uma palavra francesa que quer dizer esboço ou rascunho. É uma técnica que não exige grande precisão, refinamento gráfico, ou mesmo cuidados com sua preservação.

Simulei no computador uma imagem foto-realística do quarto do "cliente" para você ter uma visão mais precisa do projeto:


O cliente quer uma bancada de computador abaixo dessa janela.

Suponhamos que eu já tenha feito as medições no seu quarto e as tenha levado para casa. O que fazer agora?

Antes eu quero dizer, como profissional do design e da marcenaria há mais de 15 anos, que não é recomendável sair da casa do cliente, após ter feito as medições, sem antes fazer um croqui (desenho a mão livre) do projeto e apresentá-lo ao cliente, pelos seguintes motivos:

- O croqui passa para o cliente uma sensação de que você realmente entendeu o projeto;

- Uma vez desenhando e ambos entendendo a idéia, haverá memos risco de futuras reclamações de nenhuma das partes (o desenho acaba se transformando em um documento);

- O cliente enxergará em você mais potencial do que em um simples marceneiro, afinal , você além de fazer o móvel , também cria;

Então vamos aos sete primeiros passos do croqui em marcenaria:



Passo 01: Desenhe um quadrado ou um retângulo mais ou menos no centro da folha. Geralmente a altura (pé direito do quarto) possui uns 275 cm .Então, se a parede do fundo no quarto possui 500 cm, teremos a parede com 500 X 275 cm. Logo o desenho terá formato retangular; mas se a parede tiver uns 350 x 275, poderemos fazer o desenho de um quadrado; afinal, no croqui, por ser à mão livre não há tanta exigência assim com proporção.



Passo 02: Você está vendo um ponto mais ou menos no centro da tela? É o “famoso” ponto de fuga. Desse ponto sairão as linhas mais importantes do desenho. Observe que se eu esticar uma régua do ponto até a aresta do quadrado nas quatro pontas, eu obterei as quatro retas. Serão chamadas de parede 01(ou esquerda), parede 02 (ou direita), teto e piso.


Passo 03 :Agora, vamos começar a traçar as janelas. Eu vou usar o mesmo ponto de fuga para traçá-las.


(Continua na parte 02!!!)

#desenho #tutoriaisonline

Destaques
Procure pelo tema!
Nenhum tag.